Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Autor do Dia do Cerimonialista, deputado Rinaldo presta homenagem a todos os profissionais do segmento

©DIVULGAÇÃO
Provavelmente a maioria de nós já foi à um evento mais formal, e chegando lá fomos recebidos por pessoas que nos conduziram à um lugar previamente preparado, seja assento ou mesa. Se observarmos, sempre tem uma equipe usando roupas mais discretas e elegantes, e alguém com pranchetas e anotações cuidando do roteiro e de todos os detalhes do evento. Seja uma solenidade oficial ou em um evento social, o cerimonialista se torna indispensável para que tudo aconteça dentro do planejamento. Cerimonial ou protocolo, é um ramo de atividade onde se congrega todos os procedimentos sócio-culturais e regras para a realização de atos e solenidades.

Existem tribos que preservam procedimentos milenares de condução de certos rituais, onde o cerimonial deve ser seguido da mesma forma que o primeiro, criado pelos ancestrais. Outro exemplo presente em nosso dia-a-dia é que toda autoridade pública, seja um parlamentar ou chefe de estado, só toma posse após uma cerimônia.

O Mato Grosso do Sul, foi o primeiro Estado da Federação a criar o Dia do Cerimonialista, comemorado no dia 29 de outubro. A Lei 3.543, de autoria do deputado estadual Rinaldo Modesto, foi sancionada em 17 de julho de 2008, e rendeu ao parlamentar uma homenagem em Campos do Jordão sendo reconhecido nacionalmente como pioneiro. Somente em 28 de outubro de 2009, o Plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei da Câmara 203/08, que instituiu o Dia Nacional do Cerimonialista, a ser comemorado também em 29 de outubro.

Cada evento social, como formatura ou casamento por exemplo, conta com o trabalho deste profissional. Já em eventos oficiais, o cerimonial protocolar conhece toda a legislação que envolve a solenidade. Em qualquer um dos segmentos, é o cerimonialista quem dá todas as direções do evento. Em nosso Estado, são mais de 150 empresas abertas. Somente em Campo Grande, eventos do ramo movimentam mais de 90 milhões por ano.

ASSECOM

Tecnologia do Blogger.