Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Dia do Psicólogo: Cassems está sempre atenta à saúde mental dos seus beneficiários

A Cassems possui um centro que oferece cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado

©DIVULGAÇÃO
O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente, no Brasil, em 27 de agosto. A data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano para lidar com os sentimentos, traumas e crises das pessoas. Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em Psicologia.

A coordenadora de Psicologia da Cassems, Claudia Skuzala, explica que a priorização do cuidado com a saúde mental dos servidores do estado é importante para se ter beneficiários mais saudáveis, com menos atestados médicos e pessoas trabalhando com mais qualidade.

“As pessoas sempre foram ao cardiologista para cuidar do coração, ao ginecologista para cuidar do útero, mas, ultimamente, elas tem notado que precisam cuidar da saúde mental. É gigantesca a quantidade de pessoas que chegam aos hospitais dizendo que estão tendo um ataque cardíaco e, ao fazerem todos os exames, são diagnosticadas em um ataque de pânico. Temos muitos indivíduos sofrendo de depressão, afastadas do convívio social ou sem condições de trabalhar por sofrerem da Síndrome de Burnout, que é uma crise de ansiedade gerada pelo trabalho, entre outras patologias”.

Para a psicóloga, o mundo contemporâneo faz com que as coisas aconteçam em uma velocidade tão grande que a mente humana não consegue acompanhar. “Vivemos em um mundo com exigências muito altas para um ser humano dar conta. Coisas muito rápidas, exigências muito altas, as pessoas têm trabalhado cada vez mais horas e esse conjunto de fatores coloca o ser humano em uma pressão grande”.

A psicóloga finaliza explicando que a Caixa dos Servidores acompanha os seus beneficiários com atenção completa, por meio do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps). “A Cassems busca olhar para os beneficiários e seus familiares em sua totalidade, como um ser físico, mas também psíquico e, ao investir em sua saúde mental, o indivíduo consegue olhar para si mesmo com mais clareza e lidar de maneira efetiva com as adversidades da vida”.

Na capital, a Cassems possui o Ciaps, com três anos de existência. A Unidade tem o objetivo de oferecer cuidados aos pacientes com sofrimento psíquico, por meio de um atendimento multiprofissional e diferenciado, além de estimular a integração social, familiar e a sua autonomia. O Ciaps da Cassems fica na Rua São Paulo, 68, no bairro São Francisco. O contato da instituição é 3384-6344. Atualmente, o plano de saúde possui um segundo polo do Centro na Rua Boipeva, 184 – Carandá Bosque. O contato do Ciaps II é 3384-6344.

ASSECOM
Tecnologia do Blogger.