Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

COSTA RICA| Legislativo municipal abre programação da 5ª Semana Municipal de Combate às Drogas

©ANNA KARLA
A Câmara de Vereadores deu início nesta segunda-feira (03/06) à 5ª Semana Municipal de Combate às Drogas em Costa Rica-MS. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) e delegado da Polícia Civil do município, Alexandro Mendes de Araújo, que usou a Tribuna do Plenário da Casa de Leis durante a 17ª sessão ordinária do ano, para destacar a importância da mobilização para a prevenção ao uso das drogas.

“O COMAD acredita que somente explicando os efeitos e as consequências quanto ao uso indiscriminado das drogas e promovendo a conscientização, conseguiremos evitar esse mal na sociedade. A prevenção é o melhor caminho, precisamos fortalecer às políticas públicas e unir forças. O tempo é hoje!” frisou Alexandro Mendes.

O presidente do Legislativo costarriquense, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), em sua fala relembrou que o Projeto de Lei nº 1.177/2013, que institui a Semana de Combate às Drogas, foi proposto pela Câmara Municipal e sancionado pelo Poder Executivo de Costa Rica. Antes de prosseguir com a cerimônia, o presidente fez um breve testemunho.

“Quando cheguei a Câmara, recebi a ligação de uma amiga, que disse o seguinte ‘Averaldo você lembra que em 2016, quando você estava na presidência, pedi apoio para internar um parente, dependente químico, mas ela não quis. Hoje ele veio aqui em casa e quer se internar’. Respondi a ela que estaria vendo essa condição, o mais interessante é porque é exatamente no dia que damos a largada à Semana do combate ao uso de drogas, que eu recebi esse pedido de ajuda”, contou Averaldo. 

O promotor de Justiça da Comarca de Costa Rica, George Cássio Tiosso Abbud, salientou que o combate ao tráfico de drogas já acontece há vários anos. “O município de Costa Rica nunca deixou apagar a chama de combater às drogas e a violência. Quero destacar a importância dos conselhos, do COMAD e de todos os poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Civil, Militar, Bombeiros, que demonstram mais uma vez a união em prol dessa causa. Gostaria de conclamar a sociedade de Costa Rica que participe e abrace essa campanha, e assim combatermos a nefasta conduta do tráfico e consumo de drogas”, ressaltou o promotor. 

A secretária Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal, destacou o mérito de Costa Rica ser o único município do Estado que possui quatro leitos implantados dentro do hospital geral – no caso, a Fundação Hospitalar de Costa Rica -, aprovado e habilitado pelo Ministério da Saúde para atender pacientes com transtornos mentais, desintoxicação de álcool e drogas.

“Graças ao empenho do prefeito Waldeli, o município possui quatro leitos para que os usuários fiquem mais próximos da família. O hospital hoje está preparado com esses leitos, dois masculinos e dois femininos, mas conforme a necessidade fazemos a internação e remanejamento. Temos a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), profissionais capacitados que trabalham todos os dias no hospital, promovendo terapias ocupacionais, jogos dinâmicos, de forma a ajudar na recuperação desses pacientes”, explicou a secretária de Saúde.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa fez uso da tribuna relembrando o trabalho de combate às drogas iniciado no seu primeiro mandato, no ano de 2001. “Posso citar como exemplo o trabalho desenvolvido na Escola Municipal Vale do Amanhecer que enfrentava diversos problemas, com armas brancas, pequenos furtos e hoje se tornou uma das melhores escolas do município na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, frisou o prefeito.

Complementando a fala do prefeito, a Secretária Municipal de Educação, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, falou sobre as ações desenvolvidas nas escolas na prevenção do uso de drogas. “Continuamos desenvolvendo o trabalho de prevenção nas escolas municipais onde promovemos o programa ‘Família na Escola’ inserindo os pais e responsáveis nos afazeres do dia a dia para que saibam como é o ambiente escolar, e assim serem parceiros da escola. Quero deixar ainda nossos parabéns ao Dr. Alexandro Mendes que é parceiro das escolas, instruindo e orientando nossos professores e alunos nessa caminhada contra às drogas”, destacou a gestora. 
©ANNA KARLA
O pastor evangélico Silonei Urzedo Barcelos, presidente da Associação Beneficente e Promocional Evangélica Resgatando Vidas (ABPERV), comentou o trabalho que a entidade presta em Costa Rica no tratamento e recuperação de dependentes químicos.

“Há sete anos fui contemplado com um lote no município de Costa Rica para trabalhar com a recuperação de dependentes químicos. Hoje essa área, uma chácara, abriga e auxilia 11 pessoas no tratamento contra as drogas. Atendemos pessoas das mais variadas classes e temos testemunhos de pessoas que conseguiram se libertar desse vício. Fico feliz por estarmos juntos nesta causa e encontramos apoio nesta Casa de Leis juntamente com o prefeito Waldeli, que confiaram em nosso trabalho e no sonho de construir num futuro próximo, uma clínica em Costa Rica que irá atender em média 40 pessoas”, declarou o pastor Silonei.

Por fim, os vereadores também deixaram uma mensagem à comunidade costarriquense, ressaltando a importância das campanhas e encontros voltados para participação da sociedade brasileira e para conscientização da sociedade contra às drogas.

Entre as autoridades, também marcaram presença no evento o comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militares de Costa Rica, tenente Samuel Pedroso, o diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAAE), Antônio Divino Félix Rodrigues, o secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa; o secretário Municipal de Desenvolvimento, César Mignoli; o Secretário Municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receitas e Controle, Paulo Renato Andriani; o assessor de Gabinete, Lourenço Filisbino de Paula; o presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico e radialista, Claudiney Montani, a secretária-executiva dos conselhos, Soliane Anacleto, policiais militares ambientais, bombeiros militares, o pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Leandro Paim, o ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) e presidente da Associação dos Jovens Amigos da Natureza (Ajan), Ronaldo Rego Alves, a assessora de Educação, Dulcinéia Rosa de Almeida e a assistente social Luana Oliveira.

A programação da 5ª Semana Municipal de Combate às Drogas segue no dia 06 de junho (quinta-feira) onde ocorrerá a 7º Caminhada contra às Drogas, às 16 horas, com saída do Auto Posto Ferrato em direção ao Parque Ecológico. No dia 07 de junho (sexta-feira), às 18h30, acontecerá o 6º Fórum Municipal de Combate às Drogas no Centro de Convivência do Idoso “Nosso Sonho”, com palestra do ex-senador Magno Malta.
©ANNA KARLA

Por: Cassiane Mews
Tecnologia do Blogger.