Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Lançamento da segunda edição da campanha Maio Laranja

©DIVULGAÇÃO
Foi realizado o lançamento da segunda edição da campanha Maio Laranja de combate ao abuso e exploração sexual infantil na manhã desta sexta-feira (10), na governadoria, e reuniu diversas autoridades. A Lei n° 5.118 de 26 de dezembro de 2017, de autoria do deputado estadual Herculano Borges, institui o mês Maio Laranja, na qual está integrada no calendário oficial de eventos do estado.

Das 200 ocorrências registradas mensalmente na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente de Campo Grande, 180 são de abusos sexuais e apenas 10% dos casos são denunciados. Cerca de 60% os principais suspeitos são os pais, tios e primos.

Herculano salientou que apenas 20% dos casos são cometidos por pedófilos. Ele chamou a atenção para as cicatrizes emocionais geradas pelo abuso. “Essa campanha é necessária, pois as vítimas ficam caladas. Familiares e professores devem ficar atentos aos sinais de depressão, ansiedade, perturbações, falta de apetite, queixas psicossomáticas e comportamentos das crianças. A violência e suas consequências devem ser enfrentadas por todos. A maioria dos crimes acontece em ambiente familiar. Não estamos ignorando esse problema. Estamos contribuindo para sua resolução, por meio de medidas preventivas e levando informações nas escolas”, afirmou oparlamentar.

Segundo a psicanalista e coordenadora do Projeto Nova, Viviane Vaz, o abuso sexual na infância gera culpa e vergonha. “É um conflito muito grande no coração dessas crianças. Elas devem ser acolhidas para atendimento especializado, seus direitos e dignidade precisam ser restaurados. Todos são responsáveis em combater este crime e a impunidade. Serviços como o Disque 100 devem ser divulgados." Informou.

No dia (17) de Maio, 8h, no Plenário Júlio Maia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será realizada audiência pública "MAIO LARANJA", onde serão promovidas palestras, conscientização, prevenção e orientação.

ASSECOM
Tecnologia do Blogger.