Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

TRÊS LAGOAS| Cerca de 300 alunos da E.M. “Júlio Colino” participam de projeto em prol das famílias da Vila Vicentino

Horta é elaborada pelos agrônomos do Sindicato Rural Júnior de Três Lagoas

©DIVULGAÇÃO 
Visando complementar a alimentação das famílias da Vila Vicentino de Três Lagoas, a Escola Municipal “Júlio Fernandes Colino” e o Sindicato Rural Júnior se unem para fazer a horta comunitária. Cerca de 300 alunos de 5 a 9 anos participam do projeto.

DESENVOLVIMENTO 

De acordo com a diretora, Suzana Garcia Mendes, a ideia nasceu do convívio dos alunos com as famílias da Vila durante os preparativos para o desfile de Aniversário da Cidade em que as escolas escolhiam uma entidade para conhecer e desenvolver atividades sociais.

“Vendo que as famílias não tinham acesso a uma alimentação saudável conversamos com a equipe do Sindicato Rural Júnior que já tinham o projeto da horta e eles toparam unirmos o nosso pequeno projeto de alimentação saudável com o deles, fazendo assim uma horta na Vila que serviria de laboratório para os nossos alunos e de alimento para as famílias que moram na Vila”, disse a diretora.

A arquiteta Maria Luiza Lima e o agrônomo Luiz Guilherme Gobato, explicaram que o projeto teve início em fevereiro deste ano após o Sindicato Rural Júnior buscar parceiros que doassem todo material necessário para a construção da horta.

“Conseguimos praticamente todos os insumos necessários por meio de doações de empresários e produtores que nos ajudaram a tornar o projeto real. É muito gratificante ver as crianças entendendo a importância da agronomia no nosso dia a dia”, disse Luís.

“O projeto é importante para que os alunos entendam que temos a responsabilidade de cuidar das nossas plantinhas e conscientes da importância de uma alimentação saudável em nossas vidas evitamos o desperdício e valorizamos o trabalho do agricultor e de toda logística que é necessária para o alimento chegar em nossas mesas”, complementou Malú

PROJETO

Durante todo o dia os professores e alunos participaram de palestras com a equipe do Sindicato Rural Júnior.
©DIVULGAÇÃO
Uma equipe de agrônomos preparou os professores para trabalhar com os alunos em sala de aula, outra convidou um produtor para explicar aos alunos como funcionava seu trabalho no dia a dia e uma terceira levou as crianças até a horta para colherem as hortaliças que as mesmas ajudaram a cuidar regando e tirando os matinhos todos os dias.

“Os alunos estão muito empolgados com o projeto. Fizemos um cronograma na escola para que todas as crianças possam ter a oportunidade de cuidar da horta. Agora levaremos todo o conhecimento para a sala de aula e para o refeitório incentivando-os a experimentarem o que eles mesmos produziram”, finalizou a diretora.



ASSECOM
Tecnologia do Blogger.