Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Maracaju debate novos planos para empreender

Município faz parte do programa Cidade Empreendedora 

©DIVULGAÇÃO
O município de Maracaju abriga a 10ª maior população de Mato Grosso do Sul. No ranking do Índice de Desenvolvimento Humano, está em quinto lugar no Estado, além de representar o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) e deter a quarta maior massa salarial. Com destaque para produção da agroindústria e agricultura familiar, a cidade agora está em busca de novos planos para alavancar o empreendedorismo. Nessa terça-feira (16), autoridades locais e empresários participaram do Café de Oportunidades, evento que integra o programa Cidade Empreendedora, levado pelo Sebrae/MS em nove municípios sul-mato-grossenses e liderado pela Prefeitura Municipal de Maracaju.

“Buscamos parcerias porque a necessidade de inovação e evolução tecnológica nos obriga a adotar um novo modelo de administração pública, onde toda a sociedade deve ser protagonista do desenvolvimento”, disse o prefeito Maurílio Azambuja. De acordo com o secretário de governo municipal, Frederico Felline, um grupo de 40 pessoas já integra as discussões do programa. “Temos outras oportunidades para nos destacar no cenário nacional que vão além da tradicional linguiça de Maracaju”, avaliou o secretário.

O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, destacou a importância da adesão dos empresários ao programa, com duração de 20 meses, para avaliar quais as estratégias para potencializar o empreendedorismo local. “Incentivar a compra em empresas locais, valorizar a produção da agricultura familiar, são apenas algumas das estratégias mais simples. O que precisamos é pensar um plano de desenvolvimento que ultrapasse a gestão municipal e seja contínuo, alavancando o empreendedorismo, a geração de renda e melhoria na qualidade de vida”, disse.

Pelo programa, consultores e técnicos do Sebrae/MS devem, nos próximos dias, entrevistar empresários locais para avaliar as necessidades pontuais e investigar oportunidades de negócios para a cadeia local. O programa Cidade Empreendedora atua com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento do município e inclui: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento empresarial. 

ASSECOM
Tecnologia do Blogger.