Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

JBS e Alibaba fecham negociação histórica durante China International Import Expo

Maior empresa global de proteína animal assina acordo bilionário com gigante do e-commerce para exportação de carne bovina, suína e frango

©DIVULGAÇÃO
A JBS assinou ontem (6), em Xangai, um memorando de entendimentos com o Alibaba Group, gigante global do e-commerce, para venda de proteína animal na China – bovinos, aves e suínos. Segundo o acordo, o total de negócios pode chegar a US$ 1.5 bilhão em três anos – o que representa o maior negócio do segmento já realizado entre Brasil e China.

O documento foi assinado por Renato Costa, presidente da JBS Carnes Brasil, e Richard Wang, executivo da Win Chain, subsidiária do Alibaba Group, dedicada à indústria de alimentos frescos e que coordena a cadeia de suprimentos da companhia. A cerimônia foi realizada na China International Import Expo (CIIE) e contou também com a participação de executivos da JBS, incluindo Joanita Karoleski, presidente da Seara, e Brent Eastwood, presidente da JBS Austrália, além de Zhang Ye, CEO da Win Chain.

A China é um dos principais destinos dos produtos da JBS e, com esse acordo, a JBS expande seus negócios nos mercados B2C e B2B da China, principalmente para carne bovina, além de gerar ainda mais valor à marca Friboi, lançada no país durante a CIIE. A Companhia já vinha conduzindo alguns testes com o Alibaba para atender a demanda de cortes e embalagens do comércio eletrônico e os primeiros embarques devem acontecer em 30 dias.

“A assinatura do acordo expandirá significativamente os nossos negócios de carne bovina e irá gerar ainda mais valor à marca Friboi, que lançamos na China durante a CIIE. Desenvolvemos produtos com embalagens, cortes e porções especialmente dedicados ao mercado chinês”, afirma Renato Costa. “Nossas marcas são cada vez mais reconhecidas pela alta qualidade e segurança dos alimentos que produzimos, com rastreabilidade e um processo sustentável de produção – questões cada vez mais relevantes aos consumidores - e que estarão disponíveis em diferentes canais, seja para clientes corporativos – varejo e food service – seja para o consumidor final (B2B)”, destaca o executivo.

O acordo com o Alibaba foi feito por meio da plataforma Win Chain, área dedicada à indústria de alimentos frescos, que coordena a cadeia de suprimentos no Alibaba. Para a parceria com a JBS, a plataforma fornecerá soluções adequadas ao mercado chinês, como canais de venda, distribuição de cadeia fria, suporte de big data, entre outras que garantem total integração nesse processo.

JBS na CIEE

A China International Import Expo (CIIE) acontece até o dia 10 de novembro e já é considerada a maior feira de negócios do país. A JBS Brasil participa com Friboi, Seara e JBS Novos Negócios e irá apresentar os portfólios de suas marcas, incluindo a Great Southern e Aberdeen Black, da Austrália, e da Chef´s Exclusive e Aspen Ridge, dos Estados Unidos. No portfólio, destaque para os produtos de valor agregado e embalagens especialmente desenvolvidas para o mercado chinês. Além de entender de perto as necessidades e demandas dos seus clientes, a expectativa é prospectar novas parcerias e oferecer soluções para os diversos canais de venda de um dos maiores mercados do mundo.

Cerimônia

Na inauguração da CIIE foram escolhidos 21 CEOs de todo o mundo para uma cerimônia oficial seguida de uma audiência com o presidente da China, Xi Jinping. A JBS, como principal fornecedora global de proteína animal para a China, foi representada por Renato Costa – único executivo da América do Sul presente no encontro.

A JBS na China

A estratégia da JBS para crescer no mercado chinês se concentra no atendimento às demandas específicas dos clientes locais, com foco em segmentação de canal, como B2B, foodservice, varejo e e-commerce. Ao mesmo tempo em que a Companhia conta com um portfólio diversificado de produtos de valor agregado com alta qualidade e segurança de diferentes proteínas animais. “A JBS entende a complexidade do mercado chinês e tem capacidade para produzir em larga escala e atender plenamente às demandas locais”, destaca Costa.

Sobre a JBS

A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em mais de 15 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações nessa área.

ASSECOM
Tecnologia do Blogger.