Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Cidade empreendedora é apresentado à população de Figueirão

Com a participação de 100 pessoas, lançamento do programa é marco de trabalho desenvolvido até fim de 2019 entre Sebrae, Prefeitura e sociedade

©Divulgação
O Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Figueirão lançaram na noite desta quinta-feira (27) à população do município da região norte de Mato Grosso do Sul o programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto que identifica e atua em determinado setor estratégico da economia.

“Potencializar o que nós temos de bom é o princípio básico deste programa; saber o que realmente a gente produz e melhorar. Aposto todas as fichas no Cidade Empreendedora para fazer realmente com que o crescimento aconteça, e o engajamento de todos é importantíssimo para dar sequência às ações”, afirma o prefeito Rogério Rosalin. “Vamos construir juntos o futuro dessa nossa terra. A meta é gerar riqueza para a população, sejam produtores ou os que fazem parte do comércio local”, complementa o vice-prefeito Fernando Martins.

O programa está dividido em oito pilares que visam acelerar o crescimento dos municípios: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

“O grande desafio é criar uma dinâmica econômica capaz de proporcionar emprego e renda, sobretudo de forma a gerar alternativas para reter os mais jovens no município”, destaca Arnaldo Júnior, ex-prefeito de Cabaceiras (PE), consultor do Sebrae e especialista em gestão pública, que ministrou na ocasião a palestra “Rede de Cooperação para o Desenvolvimento – A experiência do Cariri Paraibano”. 

O superintendente do Sebrae no estado, Claudio Mendonça, reforçou o papel de todos os cidadãos para que a iniciativa gere resultados de fato transformadores. “Temos que estar unidos, não adianta largar o prefeito tentando resolver as coisas sozinho. Vocês têm aqui, a partir de agora, a oportunidade de realmente fazer algo diferente para construir uma história incrível para esse município novo, que completa em breve apenas 15 anos. Contem com a gente e nossos parceiros para ajudar”, destacou.

Na manhã desta sexta-feira (28), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a oficina Mapa de Oportunidades discute os pontos fortes e fracos do município, e as oportunidades e ameaças existentes ao desenvolvimento local, para então definir o eixo de atuação do programa.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

ASSECOM
Tecnologia do Blogger.