Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Sul-mato-grossense é pego de surpresa com ‘friozinho’ e previsão indica temperatura de até 6°C

©Marcos Ermínio
Como havia dito a previsão, uma nova frente fria, mais “tímida”, chegou ao Mato Grosso do Sul neste sábado (21) e moradores foram pegos de surpresa, pois devido ao calor, desacreditavam que poderia esfriar novamente.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou que pela manhã, teve cidade em MS que registrou 6°C no Sul do Estado. Em Campo Grande a mínima foi de 12°C e tempo fresco continuou durante a tarde.

No Centro da Capital, foi possível encontrar moradores usando roupas de frio ainda por volta das 13h. O vendedor de sorvetes, João Alves Sobrinho, de 89 anos, contou que não gosta nadinha do frio, pois as vendas caem bastante.

“O movimento fica muito fraco, quase não vende”, comentou o idoso, que vendo picolés na Praça Ary Coelho há 20 anos.

Passeando com as netas no Centro, Ana Lúcia Ajala de Oliveira, de 63 anos, disse que gosta, sim, do frio e por um motivo: ele sempre vai embora rápido. “Eu adoro o frio porque ele dura sempre uns três dias e já acaba. Aí dá para passear tranquilo, sem passar calor e ainda usando um casaquinho”, comentou a moradora, que estava com as nestas Rebeca, de 8 anos e Ágata, de 5 anos.

No entanto, a moradora diz que o tempo seco não ajuda muito no clima e torce para que chova logo. “Está muito seco. É bom quando chove um pouco e o ar já fica mais agradável, mas assim, sem chuva, é complicado”, afirmou Ana Lúcia.

Mas há aqueles que prefiram o frio bem longe e já pedem o calorão de 30°C novamente e também torcem por uma pancada de chuva. Nilra Geraldo Pinto, de 60 anos, disse que prefere o calor ao frio e “clamou” por uma chuvinha. “Podia dar uma chuva, o tempo está muito seco”, disse.

Brincando com o neto no playground na Praça Ary Coelho, Nadir da Silva, de 53 anos, declarou que prefere o calor ao frio e que sente falta da chuva, que não acontece há mais de um mês em Campo Grande. “Eu gosto mais do calor, mas podia cair uma chuva”, afirmou.

Estiagem

Campo Grande já está há 36 dias sem chuva e apenas municípios da fronteira com Bolívia e Paraguai tiveram pancadas de chuvas registradas de até dois milímetros. A expectativa é que julho termine com acumulados muito abaixo da média histórica. Em comparação aos últimos quatro anos, o período de estiagem não apresentou alterações significativas, conforme banco de dados da Semagro.

O Cemtec explica que a estiagem ocorre devido à intensificação do sistema de alta pressão que atua no Brasil Central e permanece até meados de setembro. “Esse sistema inibe as formações de chuva e reduz a umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias”.

De acordo com o boletim técnico divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, uma frente fria chegará ao Estado dias 20 e 21 de julho que deixará o tempo nublado com diminuição nas temperaturas, porém sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a baixa umidade do ar.
Previsão do tempo

Sem previsão de chuva para as cidades de Mato Grosso do Sul, o tempo seguirá seco, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% e a frente fria, que chegou neste sábado (21), seguirá até, no mínimo, terça-feira (24). Confira as temperaturas em algumas cidades de MS:

Campo Grande Grande – mínima/máxima

Domingo (22): 14°C – 27°C

Segunda-feira (23): 18°C – 33°C

Terça-feira: (24): 18°C – 30°C

Dourados – mínima/máxima

Domingo (22): 9°C – 25°C

Segunda-feira (23): 18°C – 32°C

Terça-feira: (24): 17°C – 30°C

Coxim – mínima/máxima

Domingo (22): 9°C° – 25°C

Segunda-feira (23): 18°C – 31°C

Terça-feira: (24): 15°C – 24°C

Ponta Porã – mínima/máxima

Domingo (22): 9°C – 25°C

Segunda-feira (23): 20°C – 30°C

Terça-feira: (24): 14°C – 28°C

Corumbá – mínima/máxima

Domingo (22): 16°C – 30°C

Segunda-feira (23): 18°C – 33°C

Terça-feira: (24): 19°C – 32°C

Três Lagoas – mínima/máxima

Domingo (22): 17°C – 29°C

Segunda-feira (23): 21°C – 30°C

Terça-feira: (24): 20°C – 30°C

Fonte: Midiamax
Por: Mariane Chianezi 
Tecnologia do Blogger.