Header Ads

LEIA TAMBÉM
recent

Oficina elabora plano para a Agricultura Familiar de Sidrolândia

Ação do Cidade Empreendedora identificou necessidades e estabeleceu ações com o intuito de promover o crescimento econômico do setor

©Divulgação
O Sebrae/MS e a Prefeitura de Sidrolândia construíram um plano de desenvolvimento econômico para a Agricultura Familiar no município, com a colaboração de gestores públicos, associações de agricultores, sindicatos, empresários e representantes de instituições como a Conab, o Ministério da Agricultura e a Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário, visando trabalhar os segmentos econômico, ambiental e social do setor.

O eixo da Agricultura Familiar se estabeleceu em um encontro no mês passado, no qual foram identificadas as necessidades principais do segmento em Sidrolândia, como o planejamento de produção, a regularidade de entrega e a variedade de produtos.

Para atuar nessas demandas, o grupo determinou estratégias de qualificação de pessoal; criação e reorganização de espaços de comercialização; extrativismo ambientalmente controlado; fortalecimento de cooperativas e associações; criação de logomarca e identidade visual dos produtos do município; e outras, em oficina realizada na última terça-feira (17), na secretaria de Assistência Social da cidade.

Segundo Volmir Meneguzzo, consultor do Sebrae/MS que acompanhou o processo, o plano será consolidado e apresentado ao público no dia 10 de agosto, quando haverá o desdobramento e definição de atividades, recursos e prazos a serem executados. 

“Os coordenadores de cada setor se reunirão com os consultores do Sebrae para desenvolver o planejamento. O envolvimento dos produtores na implementação, por meio das lideranças, é fundamental para que eles apoiem sua construção e contribuam complementarmente com as ações, sugerindo novas ideias e ajustes”, afirma Meneguzzo. 

Cidade Empreendedora

A oficina faz parte do Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio de um trabalho conjunto com prefeituras municipais para identificar e atuar com foco em eixos estratégicos da economia para o crescimento.

O programa tem duração de 20 meses e está dividido em oito eixos que visam acelerar o desenvolvimento dos municípios: Mapear oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

ASSECOM
Tecnologia do Blogger.